Polícia


STJ decide em favor do Estado e afasta 140 candidatos que ingressaram na PM por liminar


O Superior Tribunal de Justiça, por decisão de seu Presidente, Ministro Ari Pargendler, decidiu pelo afastamento de cerca de 140 candidatos da Polícia Militar do Estado do Ceará, que haviam ingressado na corporação por força de liminares. Tais liminares, concedidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) foram concedidas à candidatos reprovados no último concurso público da PM em 2008.
A Procuradoria Judicial da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) questionou a decisão da Justiça cearense por entender que o ingresso de candidatos reprovados no certame, alguns deles na primeira fase e até reprovados na avaliação psicológica e investigação social, pode trazer prejuízos à sociedade cearense, bem como ao erário quando do pagamento de salários a esses candidatos que não conseguiram aprovação.
Para o Coordenador do Núcleo de Concurso Público da Procuradoria Judicial, Lício Justino Vinhas, a decisão do STJ acaba corrigindo uma decisão que pode gerar enormes prejuízos à sociedade. "O STJ entendeu que nossa argumentação é procedente. Arguimos o fato de vários candidatos considerados inaptos ao serviço policial, estarem circulando armados em viaturas e protegidos pela autoridade policial, que só deve ser dada àqueles que conseguem aprovação nos exames técnicos e psicológicos, e que tenham idoneidade moral. Segurar uma arma e decidir se pode disparar ou não é uma decisão a ser tomada por alguém preparado. Nós da PGE-CE temos a obrigação de contribuir com uma sociedade mais segura e isso passa por uma polícia de qualidade e a entrada dessas pessoas não traz qualidade alguma para a instituição. O Governo investe no treinamento de policiais concursados para colocá-los nas ruas, pois sabe da responsabilidade que é armar alguém para defender o cidadão", afirmou Lício.
Com a decisão do STJ o Estado vai economizar cerca de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) por mês.


Foragido da Cadeia Pública é baleado pela polícia e morre no Hospital

Buraco na cela 02 por onde fugiram os presos

Oito detentos fugiram da Cadeia Pública de Canindé na tarde desta segunda-feira, dia 23. Quatro deles, inclusive o recém capturado Pedro Neto, preferiram não fugir.    
Os presos cavaram um buraco na parede da cela dois que dar acesso a Praça dos Romeiros. Em seguida, fugiram na direção de vários bairros, entre eles, Cachoeira da Pasta e João Paulo II.
Os internos que fugiram são: Francisco Elber Felismino da Silva, Francisco Teixeira da Silva, Francisco Mailson Leonor, Francisco Anderson Santos Miguel, Paulo Gonzaga dos Santos, Francisco Regis César Florêncio, Francisco Leandro e Francisco Júlio Santos Gomes. Este último não estava na cela no momento da fuga, mas, foi recapturado durante as buscas policiais por ter descumprido o regime semi-aberto.
Francisco Anderson Santos Miguel, conhecido como Anão, foi baleado na perna e morreu horas depois no Hospital Regional São Francisco. Dos oito que fugiram quatro já foram recapturados. 



TRAGÉDIA FAMILIAR – Ancião mata o próprio irmão em Paramoti


Um ancião de 77 anos foi preso por volta das 15h30min desta quarta-feira (11) após matar o próprio irmão, de 74. O crime aconteceu na fazenda Veneza, zona rural de Paramoti.
José de Barros Simões, 74 anos, foi esfaqueado pelo irmão Antônio de Barros Simões, de 77, e teve morte no local. Após ser preso, Antônio disse que tinha sido ameaçado depois de uma briga com a vítima e que hoje, após mais um desentendimento, bebeu ‘umas cachaças’ para criar coragem e matar o irmão.   
O destacamento policial de Paramoti chegou ao local minutos depois da ocorrência e prendeu em flagrante o ancião assassino. A delegada municipal, Cláudia Guia, estava providenciando a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Canindé, onde será necropsiado e liberado em seguida para sepultamento.


Governo recebe reivindicações de policiais civis



O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra, esteve reunido com o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, para apresentar as reivindicações dos policiais civis, que completam uma semana de paralisação. As propostas foram definidas na reunião realizada na tarde de hoje, na sede da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS), entre representantes do Governo e dos policiais.
Amanhã, às três horas da tarde, as negociações acontecem no Palácio da Abolição, com a participação da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado de Ceará (SINPOCI), da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), dos secretários Francisco Bezerra (SSPDS), Mauro Filho (SEFAZ), Eduardo Diogo (SEPLAG) e o chefe de gabinete, Ivo Gomes, além de representantes do Ministério Público do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.
Outra medida, também firmada na reunião na tarde de hoje, foi a instalação de uma unidade móvel da Polícia Civil para o atendimento da população na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza, onde os trabalhadores estão acampados, das 8h às 18h desta quarta-feira.

Estuprador entra pelo telhado e violenta mulher em Itatira



Um homem foi preso, nesta segunda-feira (9) no município de Itatira, acusado de estuprar uma mulher após invadir a residência dela, onde estavam duas crianças. De acordo com a polícia, o crime ocorreu ainda durante a madrugada. O suspeito, preso horas depois, foi identificado como Antônio Morais Vidal, de 26 anos.
Segundo a vítima, que também tem 26 anos, o acusado invadiu a casa dela por volta de uma hora da manhã, após destelhar o banheiro. Dentro da residência, Antônio teria arrastado a mulher, na presença de uma menina de 6 anos e de um garoto de 3 anos e 8 meses de vida, para um matagal, coagindo-a com uma faca no pescoço.
No local, o suspeito teria obrigado a vítima a tirar a roupa, praticando violência sexual contra ela em seguida. Após o estupro, ele liberou a mulher e fugiu. A vítima procurou a polícia e relatou as agressões sexuais. Após diligências, policiais militares conseguiram prender Antônio e o encaminharam à Delegacia Regional de Canindé.
Já a vítima foi levada para o Instituto Médico Legal (IML), para fazer exame de Corpo de Delito.

Duplo homicídio é registrado em bar no bairro Palestina

Fotos: Mikael Sousa
Duas pessoas foram executadas a tiros nesta quinta-feira, dia 05/01, na Rua Imaculada Conceição no bairro da Palestina, em Canindé.
De acordo com a polícia militar, as vítimas que tiveram morte no local são: José Araújo Pereira, conhecido como ‘José Henrique’, 50 anos, proprietário do ‘Tropical Bar’ e Antônio Aildo Araújo Lopes, 24 anos, vendedor ambulante que morava no bairro do Monte.
José Gomes da Silva, de 39 anos, conhecido como "Chico Galego", residente no bairro Alto Guaramiranga, também foi baleado na ocorrência. Ele escapou com um tiro próximo ao ouvido após se fingir de morto.
Ainda de acordo com a polícia militar, os acusados estavam em uma moto preta com placa dobrada, para dificultar a identificação. Após os disparos, os assassinos fugiram tomando rumo ignorado. Os acusados continuam foragidos.
__________________________________________
Auto-Elétrica e Borracharia O Ratinho
Reparos em motor de partida e elétrica em geral
Praça Dr. Aramis – ao lado da estátua

  Suspeito de tráfico é morto em Boa Viagem
A Polícia Militar de Canindé informou que neste sábado, dia 07 de janeiro, foi morto com vários disparos de arma de fogo (de 10 a 15 tiros) o indivíduo Francisco Cleidiano Ferreira de Araújo, nascido em 08/09/81, filho de Vicente Alves de Araújo e Maria José Ferreira de Araújo, natural de Boa Viagem-CE. O mesmo estava no interior de seu carro (gol branco de placa HUY-0295), que estava parado a cerca de 200 metros do bar. O crime aconteceu por volta das 02h30 da madrugada na localidade de Alvoredo, a cerca de 5Km da sede do município, no “Bar do Peixe”.
Por conta do grande barulho de sons automotivos no local, ninguém percebeu ou presenciou o momento dos disparos, assim não se sabe quem ou quantos elementos praticaram o crime. Vale salientar que a vítima tinha o apelido de “Lobão”, e há informações de que ele comandava o tráfico de drogas do bairro SIAC. Também foram encontrados com a vítima, no interior do veículo, vários papelotes de cocaína, que o indivíduo supostamente estaria vendendo no momento em que foi morto.
O Policiamento da CP – 4421 foi até o local e aguardaram até a chegada da perícia, e após concluída, o corpo foi conduzido até a capela do cemitério local, onde espera a chegada do rabecão do IML.
Foram realizadas buscas na área no intuito de encontrar algum suspeito, porém, os policiais não obtiveram êxito até o presente momento.
Fonte: 4º BPM Canindé


Nenhum comentário:

Postar um comentário